O bairro atualmente

A Bela Vista ou Bixiga

É um bairro formado por muitos cortiços e segundo informações da SEHAB a região (sob a jurisdição da Sub-Prefeitura da Sé) possui mais de 13 mil destas habitações. A mesma Sub-Prefeitura é a segunda em número de adolescentes envolvidos em algum ato infracional e possui o maior número de roubos da cidade.

A região do Bixiga possui um forte cenário de risco e vulnerabilidade social, principalmente relacionada ao tráfico de drogas.

Problemas sociais do bairro atualmente

  • Desemprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados.
  • Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.


  • Habitação
O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.


O Bixiga tem saudades do Bixiga
Rede de moradores e entidades da Bela Vista têm plano para revitalizar a região até 2020:
Comunidade propõe melhorias para a qualidade de vida no bairro com o Teatro Oficina, do Zé Celso, e a escola de samba da Vai-Vai; tem a Festa de Nossa Senhora Achiropita e a Feira de Antiguidades do Bixiga. E mais: cantinas italianas e gastronomia africana, bares e casas de espetáculos. Todas essas atrações colorem a vida na Bela Vista, um dos bairros mais antigos e interessantes de São Paulo, carinhosamente chamado de Bixiga. Porém, muitas de suas construções originais, praças históricas, ruas e calçadas precisam ser restauradas. O aumento do consumo de drogas e a violência na região são outro problema, que também afasta os visitantes. Sem falar no mau estado dos cortiços, que compromete a qualidade de vida dos seus moradores.

Posto abandonado não vende combustível, mas serve de moradia a mendigos e estacionamento clandestino

Um antigo posto de combustíveis tornou-se uma tremenda dor de cabeça para os moradores dos arredores. Quem passa pelo local se surpreende ao perceber que apesar de o estabelecimento estar tomado por uma grande quantidade de blocos onde se lê “Local Interditado - Subprefeitura Sé”, lá funciona a todo vapor um movimentado estacionamento clandestino, e a parte onde antigamente se usava na função de “lava-rápido”, foi transformada em seguro e “confortável” abrigo para moradores de rua.
O que temem os incomodados moradores é que essa explosiva combinação de elementos tem tudo para acabar em tragédia, no entanto, o poder público - cego, surdo, mudo e inoperante, nada faz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário